27/07/2015

* Dicas da Juju: para organizar a sua vida financeira! ♥

postado por Carol Daixum

Hoje tem uma participação mega especial aqui no blog. \o/ Convidei a Juju, do blog As Besteiras Que Me Contam, para dar dicas de como ter uma vida financeira saudável. Até ando mais controlada, menos Becky Bloom hahaha. Porééém, ainda preciso de muita ajuda, principalmente, no quesito "organização". Ai conversando com a Juju, descobri que ela é mega expert nesse assunto. Então, pedi um help extra e ela topou revelar três segredinhos aqui no blog. Então, conta aí, friend! ;-) 



Vida financeira saudável. 
(Por Juju)

Vou começar anunciando que sou descendente de Árabes/Libaneses/Sírios/Turcos, que têm uma fama não muito boa sobre serem mãos de vaca, unhas de fome, avarentos e todas essas coisas ruins sobre não gastar dinheiro. Ainda bem que muitas misturas aconteceram até que eu nascesse então sou equilibrada, mas ainda assim conservadora quando o assunto é dinheiro.

A Carol me convidou e eu fiquei super animada para escrever 3 dicas sobre como manter uma vida financeira saudável, que funcionam muito bem comigo. Anotem aí! ;)

Três dicas que vão ajudar muito! ;-) 

1ª dica: é a mais básica na vida econômica de uma pessoa e é também a mais difícil de seguir. Não gaste mais do que o que você recebe. Não importa de onde vem o dinheiro, se é um salário, mesada ou se você vende coisas na internet, nunca gaste mais do que você recebe. Fácil de falar difícil de fazer, mas essa é a principal dica para quem quiser ter uma vida financeira saudável. Se possível, guarde uma parte deste dinheiro, faça uma "reserva", ela poderá servir para alguma necessidade, imprevisto ou até mesmo para comprar algo mais caro que você esteja querendo e não tem o dinheiro ainda.

2ª dica: tenha um controle sobre seus gastos. Em uma planilha ou até mesmo em um caderno tente anotar tudo o que você gasta, desde compras bobas até pagamentos. Você irá se surpreender com o dinheiro que vai embora com besteiras, quando fiz isso a primeira vez, me revoltei com o valor mensal do meu gasto com chocolate, isso acabou me ajudando a diminuir a quantidade que eu comia porcariadas rsrs.

3ª dica: a última parece um pouco exagerada, mas me ajuda não sair por aí comprando tranqueiras que eu não preciso. Andar com notas de valor baixo. Como assim? Quando você for sair por exemplo, tente levar o dinheiro já trocado, em notas de 5, 10 e 20 por exemplo. Toda vez que levo uma nota de 50, compro alguma coisa que tenha troco, ele sempre vem picado, isso faz com que você não perceba o valor que tem ali e gaste mais do que deve. Quando isso acontece comigo o dinheiro simplesmente voa sem eu nem saber para onde! Então a ideia é ter dinheiro pouco trocado em vez de ir com uma nota de valor alto e trocá-la na hora.

Anotaram? ;) 

Esses são os passos que eu sigo para tentar manter minhas finanças em ordem. Espero que ajude!

Juju. 

*** 

Juju, ajudou muito. Muito obrigada, viu? Dicas sobre esse assunto sempre são bem-vindas. A partir de agora, vou tentar seguir essas três regrinhas direitinho e conto para vocês. Ah! Se alguém quiser compartilhar mais algum conselho de ouro, é só acrescentar aqui na caixa de comentários. 

Beijocas, 
Carol. 

P.S: créditos das imagens - Pinterest. / Imagem 1 - do Pinterest, mas a montagem eu que fiz. ;-)


4 comentários:

  1. Meu salário é igual focinho de porco, mas eu tenho consciência de que um esforço pequeno eu já tinha conseguido comprar algumas coisas que eu quero, como um pc novo e uma câmera profissional, por exemplo. A questão é, gasto com muuita porcaria. No dia do pagamento, é de lei passar no Starbucks e tomar um frappuccino e já se vão quase 20 reais. Almoço no shopping, chocolate que devoro em segundos, coisas inúteis que nunca mais uso... É tanta porcaria desnecessária que eu compro que dá pra fazer um museus lá em casa só com essas coisas. A questão é que não me controlo, compro por beleza, pareço criança, vejo rosa, glitter, ursinhos e pronto! Já to levando pra casa. Já levei diversos puxões de orelha da minha mãe e ainda tenho consciência de que melhorei muito pouco, mas com o tempo a gente aprende. Já gastei 190 reais num cofre eletrônico da Imaginarium. Gastei quase 200 dilmas num negócio que pra mim, seria a solução dos meus problemas. Eu disse que passaria a guardar dinheiro nele e ele tá lá, jogado num canto da estante da sala, só servindo pra marcar hora, por que não tem um centavo dentro dele. Sou fácil de influenciar - se uma vendedora me oferece uma pedra suja e me dizer quais são seus benefícios, provavelmente eu compro. A questão é que a melhor dica pra mim mesma é passar reta por shoppings, lojas e afins. O melhor que eu tenho a fazer é passar logo na catraca do metrô e me apressar a dormir, porque se eu saber que tenho dinheiro na conta e eu ver algo interessante, é uma briga cérebro/coração que você não tem noção.
    O pior é que minha família é super controlada em relação à gastos, só eu que nasci com esse genezinho controverso, haha.
    Boas dicas, Juju. Vou tentar seguir a de marcar o que gasto, principalmente agora que eu e Pri estamos nos organizando pra guardar uma grana para os gastos com o blog.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
  2. Excelente dicas flor! Vou seguir com todo cuidado.

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas *-* eu sempre anoto tudo que eu quero comprar e depois vou riscando das minhas listas, é ótimo isso

    beijos
    bembagunceira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas. Vida financeira é um negócio bem sério e que eu tendo ter sempre o máximo de controle. Acho que meu único vacilo é não conseguir juntar muito dinheiro, mas são metas..
    beijos.
    http://amandatelo.com/

    ResponderExcluir