13/10/2014

* PJ Entrevista: Autora Thati Machado! ♥

postado por Carol Daixum

A blogosfera é uma ótima fonte para conhecer pessoas incríveis. Através dos cliques diários e por aí vai, conheci o blog Nem Te Conto, da Thati Machado. Uma fofa, gente! E descobri que ela é autora do livro Ponte de Cristal, publicado pela Laço Editorial. Não poderia perder a oportunidade de entrevistá-la, né? Então, conheça um pouco do trabalho da Thati e do seu baby. Falando nisso, a história é sobre a escritora Mia Prescott, que não imagina que a sua decisão de acertar contas com o passado causará uma reviravolta em sua vida e colocará à prova todas as suas certezas. Vamos lá? ;-) 

Entrevista: 
Autora Thati Machado

1. Como surgiu a ideia de escrever o livro "Ponte de Cristal"? Qual foi a sua maior inspiração? A personagem Mia tem um pouco da sua vida? 
R: A vida é a minha maior inspiração. Observá-la e tentar decifrá-la (sem nunca conseguir) é o que me motiva. Gosto de observar a natureza, as pessoas, os gestos cotidianos etc e transformá-los em algo único. 
Posso dizer que eu nunca estive sozinha. Em minha mente habitavam vários personagens e eles sempre acompanhavam. Alguns deles se fizeram tão presentes em minha vida, que acabei criando histórias para eles. Foi assim com a Mia. Ela, assim como todos os personagens que crio, tem um pouco de mim, das minhas vivências, dos lugares que frequento, dos livros que leio, dos amigos que tenho. 

2. Uma curiosidade do livro que não contou para quase ninguém? Pode contar? :)
R: Bom, não há muitos segredos em relação ao livro. Quase ninguém sabe, mas durante a escrita de PDC, contei com a ajuda de uma amiga e leitora muito querida, a Rebeca. Ela era leitora assídua das minhas fanfics no Orkut e me acompanha até hoje. 

3. Para quem deseja ser uma escritora, o que não pode faltar? E como funciona todo o processo? 
R: Foco é essencial. Acho que todas as pessoas criativas tem um pouco de problema com a questão do foco. Estamos sempre pensando em algo novo e imaginando mil e uma possibilidades, e às vezes é difícil direcionar tudo isso para um único projeto. Todas as pessoas criativas que conheço possuem diversos projetos inacabados... Eu já fui uma delas. A escrita das fanfics me ajudou muito nesse sentido, pois meus leitores me cobravam novos capítulos e "ai de mim" se não os escrevesse. 
E bem, sobre o processo, vamos lá... Quando finalmente conseguimos escrever a última frase da história, pensamos: "Ufa, acabou!", mas não é bem assim. Ao final da escrita, o trabalho recomeça. É preciso revisar o texto inúmeras vezes antes de enviá-lo para as editoras. E conseguir uma editora que acredite no seu trabalho também é bastante complicado. Enviei o original de PDC para diversas editoras. Todos os dias eu sentava na frente do computador e ia atrás de mais e mais editoras. Recebi muitas respostas positivas, mas a maioria delas tinha um custo muito alto e eu simplesmente não podia bancar. A Laço Editorial foi uma grata surpresa para mim. 

4. Você sempre quis ser escritora? O que te motivou (e motiva) a escrever? 
R: Eu sempre quis trabalhar com algo que permitisse o uso da minha criatividade. Escrever sempre foi um hobbie para mim. Eu não me via como uma escritora, sabe? Mas nunca imaginei uma vida onde eu não estivesse escrevendo. 

5. Pensa em escrever mais livros? Conta um pouco! 
R: Como eu disse, sou muito criativa e sempre tenho mil e uma ideias na cabeça. Estou escrevendo um conto intitulado "Com outros olhos" que será disponibilizado gratuitamente muito em breve. Também já tenho planos para um segundo livro. Estou cheia de ideias, anotações e enredos. A história já tem até nome, mas é segredo por enquanto. E bem, também há um projeto de um livro de contos. Ele ainda está nascendo, mas estou muito contente de poder trabalhar com duas amigas escritoras, a Aimee Oliveira (autora de Pela Janela Indiscreta) e a Clara Savelli (autora de Mocassins & Allstars). 

6. Se tivesse que salvar três livros? Quais seriam os escolhidos? (não pode ser o seu hahaha)
R: Não posso salvar o meu? Vishi, difícil, hein? Recentemente não consegui listar nem os meus 10 livros favoritos, três é ainda mais difícil rsrsrs! Acho que salvaria a trilogia "Estilhaça-me", porque sou apaixonada pela Juliette e pelo Warner. 

Para finalizar a entrevista, recadinho fofo da Thati!

Bom, acho que é isso. Adorei ser entrevistada pela Carol, e sou muito grata a ela pela oportunidade de compartilhar mais sobre mim e o meu livro com vocês. Espero que tenham gostado. E ah, deem uma chance para PDC. Estou curiosa para saber a opinião de todos vocês!

** 

Gostaram? Eu adorei! Muito obrigada, Thati. Ansiosa para embarcar na aventura da Mia!
Quem quiser garantir o livro Ponte de Cristal é só clicar aqui ou aqui. Ah! E vale muito a pena conhecer o blog dela também. ;-) 

Enfim, podem opinar à vontade! 

Um beijo, C. 

Todo mundo  já curtiu a Fan Page do blog? 
Podem sugerir, criticar e por aí vai! 
Ainda não curte? Clica, clica! 

Lembrando que sábado rolou post da pequena que vos 
bloga no Meg's. Ah! E todo dia tem post por lá. 
Vale o clique


16 comentários:

  1. Adorei a dica que ela deu sobre foco! Isso é tão importante, né? Para qualquer coisa na vida! Muito bacana a entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista e não conhecia o livro dela, curti!
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Ai que legal!
    Acho lindo quando os blogs divulgar livros e autores nacionais.
    Estou com esse livro para fazer uma postagem de divulgação lá no blog, mas ainda não tive tempo e espaço na agenda para isso.
    Fico muito feliz mesmo por essa sua entrevista. Parabéns a blogueira, e a autora pela entrevista.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Nem preciso dizer o quanto estou agradecida e feliz por estar aqui, né? É uma felicidade imensa fazer parte do seu cantinho (que eu adoro e faço questão de passar desde que o conheci!) e eu nem tenho palavras para agradecer. Obrigada pela oportunidade, pela generosidade, pelo apoio... Quero conhecê-la em breve e estou curiosíssima para saber suas impressões sobre o meu filhote (olha eu revelando meu lado de mãe coruja, rs!).
    Obrigada, mil vezes obrigada.
    E obrigada também a todos que estão lendo e comentando aqui... <3

    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei a resposta da 3! Foi uma inspiração, sabe? Foooco!! Preciso de foco rs
    Adorei a entrevista! O livro parece legal!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este mundo de Blogueiros, e confesso que estou adorando . Quanto a entrevista , ambos os lados estão de parabéns. Ponte de Cristal já é um sucesso !

    ResponderExcluir
  7. Muito boa entrevista, adoro esse lado que a blogosfera nos proporciona <3
    beijinhos, Rê

    http://renatatruchinski.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa ela escreve desde o Orkut, merecia ter lançado um livro
    Kisses

    ResponderExcluir
  9. Realmente, manter o foco quando temos que fazer algo não é simples, mas é fundamental. Achei bem legal a entrevista :D Parabéns!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  10. Muuuuuuito legal, Carol!
    Fiquei interessada em ler o livro dela.
    :D

    Beijoooooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a Tati, não conhecia o livro mais vou pesquisar mais sobre ela e o livro! Uma fofa mesmo!

    ResponderExcluir
  12. oi ;)
    li sobre a autora em outro blog que acompanho esses tempos, fui ver o blog dela e adorei :3
    Eu tmb adoro a série Estilhaça-me, mas não sei se salvaria só ela! (que pergunta difícil essa).
    Estou curiosa para conhecer o livro dela x)
    E visitem o Meg's <3

    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ai que legal! Não conhecia essa autora e esse livro, mas é muito legal conhecer novos autores.
    Parabéns pela iniciativa de conhecer novos escritores.
    Gostei bastante da entrevista e de conhecer ela um pouquinho mais
    Beijos ♥
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amei o Blog... E podem ter certeza de que Ponte de cristal é um livro espetacular !!!

    ResponderExcluir
  15. Amei o Blog... E podem ter certeza de que Ponte de cristal é um livro espetacular !!!

    ResponderExcluir